Analise os seus rendimentos

Já com a escolha do tipo de casa definido o próximo passo é saber quanto é que quer despender. Será necessária uma análise aos seus rendimentos, poupanças assim como as despesas mensais e outros gastos. Antes mesmo de escolher a sua casa, uma pré-aprovação bancária é um passo importante na sua compra, especialmente perante outros potenciais compradores e dando assim também garantias ao vendedor da sua capacidade financeira. A pré-aprovação bancária define qual o valor que pode dispender em função dos seus rendimentos. Antes de pedir um empréstimo peça a várias entidades bancárias uma simulação sobre o seu caso.

 

O Preço que poderá pagar vai depender de vários factores, entre eles:

  • Rendimento bruto
  • Disponibilidade financeira para despesas de sinal, escrituras, registos e impostos obrigatórios.
  • Historial bancário
  • Tipo de empréstimo
  • Taxas de juro actualizadas

Taxa de Esforço

Um dos meios que a entidade bancária usa para avaliar quanto pode despender é a proporção entre os seus rendimentos e as suas despesas (Taxa de Esforço). Cada comprador é único e um profissional financeiro irá ajudá-lo a chegar a este valor.

Lembre-se sempre que é preferível uma longa procura por casas mais baratas, dentro do que pode pagar, do que comprometer-se com prestações demasiado elevadas para os seus rendimentos.