Reservado

Terreno Rústico - 11720 m2 - possibilidade de Turismo Rural

Preço Sob Consulta

11720 m2

de área

Terreno com pouco mais que um hectare, e com uma paisagem totalmente deslumbrante.
O Terreno tem inclinação, o que proporciona uma vista magnifica sobre o Vale.
Está localizado numa zona onde pode desfrutar da magia do campo, apenas a 18 minutos do Aeroporto de Lisboa.

Neste terreno pode instalar a sua propriedade de Turismo Rural.

Constituída pelos lugares de Mato da Cruz, Lugar da Igreja, Loureiro, Pardieiro, Lugar do Mato e Adanaia, a freguesia de Calhandriz encontra-se perto da margem direita do rio Tejo.

Possuindo uma área de sete quilómetros quadrados, esta freguesia está situada a treze quilómetros da sede do concelho e a trinta e um quilómetro de Lisboa, entre Alverca e Arruda dos Vinhos.

Com projeto para turismo rural desenhado segundo o PDM.

Apesar de não abundarem os vestígeos arqueológicos na freguesia, é certo que o seu povoamento iniciou-se muito antes da fundação da Nacionalidade. Do tempo dos romanos, temos uma lápide trabalhada que se encontra à direita da entrada da Igreja de S. Marcos e que pertenceu a um edifício daquele período.

Em termos eclesiásticos, foi um curato anual da apresentação dos fregueses, no termo de Lisboa. Tinha de rendimento anual quarenta mil réis e ainda o pé-de-altar. A nível administrativo, pertenceu ao concelho de Alhandra até 24 de Outubro de 1855, passando então para o concelho de Vila Franca de Xira.

Não se conhece, no entanto, a data da instituição paroquial de Calhandriz. O que se sabe é que a sua igreja matriz já existia em inícios do século XVII. É o mais interessante monumento da freguesia, embora tenha sofrido diversas alterações desde a sua construção.

No adro, um cruzeiro com a seguinte inscrição: "Esta cruz mandou fazer António Gomes no ano de 1617".
À direita da fachada, antecedida por uma galilé, ergue-se a torre sineira, com campanário encimado por um coruchéu barroco. O interior é de uma só nave, é iluminado por três janelões quadrangulares ao nível do coro. A cobertura é em abóbada e teve, no passado, um fresco representando o padroeiro da igreja. Nas paredes laterais, antes do arco triunfal que leva à capela-mor, dois retábulos em talha dourada. Mas é exactamente a capela-mor a parte mais interessante do templo. De tecto abobadado e pintado com frescos, é decorada com azulejos barrocos setecentistas. Estão neles representados S. Marcos, do lado da Epístola, e do lado do Evangelho S. João Baptista.

Com novecentos habitantes apenas, Calhandriz é uma freguesia mais agrícola que as suas congéneres do concelho de Vila Franca de Xira. Aliás, em relação a este assunto, referia há pouco uma publicação da Junta de Freguesia: "As estruturas económicas e sociais do Antigo Regime marcaram a Calhandriz até aos nossos dias.

Terra de vinho, pão, frutas e azeite, possuía terrenos baldios a par de propriedades vinculadas cuja exploração assentava numa trama de quintas e de casais agrícolas".
A gastronomia tem sido um factor importante para a divulgação da freguesia. Existem vários restaurantes, exímios na confecção de pratos regionais.

Nasceu em Calhandriz D. Francisco Gomes do Avelar. É o mais ilustre filho desta freguesia. Foi bispo do Algarve em 1789. A sua memória está assinalada nesta povoação através da toponímia e de uma bela estátua em sua homenagem.

Agende já a sua visita a este Espectacular Terreno, Venha conhecê-lo!!!

  • Rústico
  • Terreno declive
  • Viabilidade de construção
  • Cerca
  • Eletricidade
  • Jardim
  • Pinheiros
  • Preço: Preço Sob Consulta
  • Área bruta: 11720m2
  • Referência: C0453-00011
  • Árvores de Frutos (0m)
  • Espaços Verdes (0m)
  • Montanha (0m)
  • Vista de Campo (0m)
MARQUES & LANÇOS, LDA., AMI: 14184
Ocorreu uma situação adversa, por favor tente novamente.