Terreno para Construção em Beiriz, Póvoa de Varzim

217 000 €

1200 m2

of area

Terreno para Construção na Póvoa de Varzim na freguesia privilegiada de Beiriz, onde encontrará lazer e tranquilidade, perto de serviços e comercio.
Terreno com capacidade para loteamento, sendo já um lote com água e luz, incluindo um poço.
Frente com 55 metros.

Beiriz é uma zona suburbana da Póvoa de Varzim em Portugal. Localizada na freguesia de Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. Paróquia muito antiga, foi também uma antiga freguesia civil com estatuto administrativo entre 1836 e 2013.
Beiriz teria tido uma necrópole na época Romana, tendo sido encontrados um cipo votivo ao deus Marte e um pedestal a Cornélio.
Beiriz tem origem numa villa medieval denominada Villa Viarizi, conforme um documento de 1044. É paróquia antiga, já existia no século XI com o título "Sancta Eolalia de Viariz". A partir do século XVI, a paróquia de Beiriz é classificada como Abadia da Mitra. Os abades saiam do alto clero, da fidalguia bracarense. Um dos últimos é D. António da Fonseca Moniz, depois bispo do Porto.
A igreja actual data de 1872 e financiada, em grande parte, por emigrantes no Brasil.
Note-se contudo que Varzim era, desde a fundação do condado portucalense, um vasto território feudal com autonomia administrativa e militar, uma honra de cavaleiros, abarcando todo o território desde a costa aos montes de Laundos e Terroso.
Até 1836 era uma paróquia no termo de Barcelos, entre 1836 e 1853 foi anexada, como freguesia civil, ao concelho de Vila do Conde, passando nessa data para o concelho da Póvoa de Varzim.
Em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, perde o estatuto de freguesia civil e é agregada às freguesias de Argivai e Póvoa de Varzim, passando a fazer parte da União das Freguesias de Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.

  • Price: 217 000 €
  • Gross area: 1200m2
  • Reference: C0436-00406

Schedule Visit

Available dates

Transparência e Determinação, Lda. AMI: 17961
An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded. Reload 🗙