Fantástico terreno com projecto aprovado
Price Upon Request
818 m2
of area
Se preza paz e sossego e gosta de viver em áreas verdes com vistas magníficas para montanha venha então visitar este terreno de 818m2 com benfeitoria.
Localizado em Carvoeiro, este terreno encontra-se em lugar muito acolhedor para a construção da sua moradia de sonho.
Terreno de construção com excelente vista definitiva e desafogada tem uma excelente exposição solar.
O terreno está a sensivelmente 5 minutos do centro de Barroselas e 15 minutos de Viana do Castelo.
A primeira referência conhecida a Capareiros remonta ao ano de 1115, data em que Pascoal II confirmou à Sé o couto de Capareiros. Existiu aqui um mosteiro antigo de frades bentos que, em 1126, foi doado a D. Paio Mendes.
O couto de Capareiros foi criado por D. Afonso Henriques em 1134. Foi, desde os inícios da nacionalidade, um dos notáveis coutos da Sé de Braga e, como se refere nas Inquirições de D. Afonso I, em 1258, o prelado tinha aí paço.
Em 1320, Capareiros, então denominada "Saneti Petri de Capateiiros", foi avaliada em 100 libras.
Em 1528, tendo por padroeiro São Paio, a igreja de Capareiros, enquadrada na Terra de Aguiar do Neiva, era câmara do arcebispo. As Inquirições de 1758, referem-na como abadia da apresentação "in solidum" da mesa e câmara arcebispal da Mitra de Braga. Por estar sujeita à Mitra de Braga, por cujos meirinhos eram julgadas as suas causas, o couto de Capareiros gozava dos privilégios eclesiásticos. Nesta conformidade, os delinquentes e presos capturados no couto eram encarcerados no aljube dos eclesiásticos, em Braga.
No foro administrativo, Capareiros era um pequeno concelho que tinha jurisdição temporal, com câmara, vereadores, juiz ordinário, escrivão e meirinhos, de nomeação arquiepiscopal.
No Cadastro da Província do Minho, organizado pelo engenheiro Custódio José Gomes Vilas Boas em 1799, parte desta freguesia pertencia ao termo de Barcelos, julgado de Neiva, sendo a restante da Patriarcal de Braga.
Em 1852, aparece na comarca de Viana do Castelo e, em 1878, no julgado da Vila de Punhe.
O concelho de Capareiros foi extinto por Decreto de 6 de Novembro de 1836 e a sua única freguesia, Capareiros, incorporada no concelho de Viana do Castelo.
O lugar de Barroselas veio a designar oficialmente a freguesia, por força do Decreto do Governo de de 20 de Fevereiro de 1971, publicado no Diário do Governo de 5 de Março. Este lugar de Barroselas foi escolhido para instalação da estação dos caminhos de ferro em 1878, ficando a mesma a ser conhecida por Estação de "Barrozellas", topónimo que prevaleceu e tornou conhecida a então freguesia de Capareiros.
É nesta localidade que ocorre o maior festival de Heavy Metal português, o SWR Barroselas Metalfest[4]. Todos os anos são convidadas bandas de vários países e de diferentes géneros dentro do Metal.
Natural desta vila é o conhecido e famoso ciclista, Rui Sousa, que presidente também à Junta de Freguesia da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro.
Barroselas é conhecida por ser uma das três freguesias que partilham o Lugar das Neves, juntamente com as de Vila de Punhe e Mujães, lugar onde se realizam as afamadas "Festas das Neves", nas quais se representa, desde há séculos, um dos mais emblemáticos autos do teatro por popular da região - o Auto da Floripes, no dia 5 de Agosto.
- Price: Price Upon Request
- Gross area: 818m2
- Reference: C0437-00173
Contact Form

André Miguel Barbosa Bandeira
CENTURY 21 Confiança II